“Campus Experimental do CCDesert Alcoutim & Mértola”:
Área Científica de Foco: Agroecologia & Restauro Ecológico
Entidades Promotoras: Câmara Municipal de Alcoutim, Câmara Municipal de Mértola, Associação Terra Sintrópica e Associação Cumeadas.
Entidades Científicas: EBM – Associação Estação Biológica de Mértola e Associação BIOPOLIS.
Financiamento: PRR – Aviso 2021-REACT-13, Programa Compete 2020.
Calendário: maio 2023 – dezembro 2023
Localização: Mértola e Alcoutim
O contexto de semiárido, vulnerabilidade às alterações climáticas e risco de desertificação, que ocorre nos concelhos de Alcoutim e Mértola, fundamentaram a constituição do Campus Experimental do CCDesert, concretizado numa rede de 9 áreas de ensaio piloto de soluções de regeneração in situ baseadas na natureza, aplicadas a ecossistemas florestais degradados, particularmente áreas de monocultura de pinheiro-manso, mas também a áreas erodidas de matagais e áreas com elevada densidade de exóticas (acácias e eucaliptos), para a sua conversão futura em florestas de quercíneas e agroflorestas produtivas e mais resilientes às alterações climáticas.
Este projeto compreendeu diferentes estudos experimentais nas áreas piloto, que se localizavam no concelho de Alcoutim em áreas de monocultura de pinheiro-manso e no concelho de Mértola em talhões do Perímetro Florestal do Couto de Mértola (PFCM).
O projeto foi desenvolvido, em consórcio, pelas Entidades Promotoras supramencionadas. A componente de assessoria, monitorização e validação de resultados foi da responsabilidade científica da EBM-Estação Biológica de Mértola e do CIBIO -BIOPOLIS.