Ciência e Sociedade

Serviços Educativos

Educação ambiental e literacia para a ciência

Vamos Plantar 1000 Azinheiras!

A azinheira (Quercus rotundifólia) é uma das principais árvores do mediterrâneo. A sua resiliência e capacidade de adaptação tornou-a numa espécie característica da estepe cerealífera portuguesa e do montado e, consequentemente, num dos principais símbolos do Alentejo.

É considerada uma espécie pioneira para a arborização das zonas afetadas pela aridez e para o restauro ecológico de ecossistemas em regiões suscetíveis aos efeitos das alterações climáticas.

Assim, onde escasseiam outras árvores e arbustos, as azinheiras assumem um relevante papel ambiental: preservam os solos, ajudam a formar habitats mais favoráveis à instalação de outras espécies e servem de locais de alimentação, refúgio e reprodução a diversos animais.

Apesar da sua resiliência, os povoamentos de azinheira encontram-se em declínio. As causas da mortalidade devem-se a um conjunto complexo de fatores, muitos deles de origem antrópica, como as más práticas agrícolas, mas também, devido às alterações climáticas, a pragas e a doenças.

Neste contexto, a EBM – Estação Biológica de Mértola, o Município de Mértola e o BIOPOLIS-CIBIO lançam o desafio de “Plantar 1000 azinheiras no concelho de Mértola”, contribuindo para a reflorestação e o restauro ecológico do território. Mas, “se queremos ir longe, devemos ir em grupo”, por isso, contamos com a ajuda de quem quiser contribuir para este projeto, que é de todos!

Fases do Projeto:

  • Recolha de bolotas até ao fim do mês de dezembro de 2023 para germinação em casa ou entrega à equipa da EBM.
  • Elaboração e implementação de tabuleiros para Gaios.
  • Sessões educativas nas escolas do Agrupamento de Escolas de Mértola em contexto letivo e/ou em contexto de Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) durante o ano letivo 2023-2024.
  • Germinação de bolotas em casa, nas escolas aderentes ou em viveiros EBM de acordo com o protocolo de germinação.
  • Oferta de azinheiras germinadas à comunidade para plantação. Pedidos até 31 de março.
  • Acompanhamento das ações de plantação.

Documentos:

  • Folheto da Campanha Educativa 
  • Protocolo de Germinação 

Mais informações ebm@ebmertola.pt