Instalações Provisórias

Casa dos Azulejos, Rua Prof. Batista da Graça, Centro Histórico de Mértola

A EBM está de momento sediada num edifício do Município de Mértola no Centro Histórico de Mértola. Neste espaço dispõe de um laboratório, gabinetes de trabalho e sala de direção.

Antigos Celeiros da EPAC

Além Rio, Mértola

Consequência do ambiente económico, social e político que se tinha criado na Europa no pós-guerra, foi lançada, em 1929, a Campanha do Trigo, focada na implementação da produção cerealífera como iniciativa para estabelecer a autossuficiência alimentar do país. Este facto levou a um aumento excessivo da produção, que ao longo do tempo conduziu à erosão dos solos e alterou radicalmente a paisagem alentejana.

Neste contexto, foi construído em Mértola, em 1938 e 1956, um edificado composto por silos, fábrica de moagem e celeiros, que se iria tornar na principal fonte de rendimento da vila durante parte do século XX, até ao seu abandono em 1961. Mais tarde, este património, ficou a cargo da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento do Cereal), que se extinguiu em 1999. Desde então, o edificado, de impacto ímpar na paisagem da margem do rio Guadiana, oposta ao núcleo histórico da Vila, encontrava-se em processo de crescente degradação.

A EBM terá a sua estrutura física definitiva nos antigos celeiros da EPAC, na localidade de Além Rio, que se encontram, atualmente, em processo de reabilitação e adequação numa obra cofinanciada pelo Programa Alentejo 2020 e pelo Município de Mértola. O edifício, composto por cinco pisos, contará com: laboratórios (sanidade animal, ecologia e biologia molecular); gabinetes e salas de trabalho; alojamento vocacionado para a estadia de equipas de trabalho (investigadores, técnicos especializados, estudantes), uma área social aberta ao público para estimular ações de contacto e de troca de experiências com a comunidade; e um espaço para a realização de ações de capacitação e de demonstração. Esta estrutura permitirá o desenvolvimento das atividades científicas num modelo único de proximidade e colaboração com os territórios e as suas organizações. 

EBM Celeiros da EPAC – Reabilitação do Edifício:

Programa Alentejo 2020 |Operação ALT20-03-0246-FEDER-000042

EBM Área Experimental Demonstrativa

Perímetro Florestal do Couto de Mértola (PFCM)

Além do edifício, a EBM tem como zona experimental e de demostração uma área de 504,72 ha, propriedade do Município de Mértola, constituída por 6 talhões de terreno, situada no entorno da vila de Mértola (Perímetro Florestal do Couto de Mértola – PFCM).  A área é caracterizada por plantações de pinheiro-manso, com a presença de povoamentos de eucalipto, acácia e zonas de quercíneas. O PFCM está totalmente inserido na Zona de Caça Municipal de Mértola (ZCM, nº4071). 

Clique na imagem para descarregar o mapa