Ciência e Sociedade

Serviços EBM

Arado keyline

A EBM dispõe de 2 arados de keyline disponíveis para cedência a agricultores do território, que pretendam implementar nas suas explorações medidas de regeneração e melhoria de solos num esforço coletivo para a transição para práticas agrícolas mais sustentáveis.

O sistema Keyline é uma forma de planeamento desenvolvida na década de 1950 por um engenheiro de minas australiano – Percival Alfred Yeomans – com o objetivo de reabilitar solos agrícolas degradados. O sistema permite conservar a água da chuva que cai numa propriedade, distribuindo-a no interior do solo e conduzindo-a, progressivamente, das zonas de vale para as zonas de cumeada. Neste método, a Linha Chave ou Keyline é uma linha topográfica, em curva de nível, traçada usando como referência um ponto no terreno onde a água, ao descer, abranda abruptamente, resultando numa área de acumulação. Usando esta linha como referência, são traçadas linhas ligeiramente desniveladas (cerca de 1% em relação à Linha Chave), para redistribuição da água à superfície e/ou armazenamento da água em locais específicos. Desta forma aumenta-se a taxa de infiltração enquanto se reduz o escoamento superficial e a evaporação, possibilitando uma melhoria significativa da fertilidade e estrutura dos terrenos. Ao melhorar a distribuição da humidade no solo a atividade biológica é promovida aumentando significativamente o teor total da matéria orgânica.

O sistema Keyline é desenhado num terreno de acordo com a sua topografia, as atividades agrícolas previstas, a distribuição das culturas, a localização de disponibilidades de água, caminhos e vedações.

O desenho das Keylines é feito recorrendo a um arado especifico (de keyline) que abre sulcos no solo sem qualquer mobilização, de forma a não perturbar a vida do solo, a reduzir ao mínimo a taxa de mineralização da matéria orgânica e a potenciar a infiltração de água e a sua condução natural para zonas de cumeada.

Para mais informações sobre a cedência deste equipamento ebm@ebmertola.pt.